terça-feira, 28 de agosto de 2007

Dandalunda



Divindade da água doce dos lagos, fontesd e cachoeiras. Na África está relacionada com a fertilidade das mulheres e com a riqueza dela decorrente. Seu culto no Brasil foi somado à devoção católica a Nossa Senhora da Conceição. Sua cor é o amarelo ouro, e sua insígnia é o abebé ( leque com espelho). O correspondente Oxum no rito angola é Quissambo ou samba.






quarta-feira, 15 de agosto de 2007

A felicidade dos filhos de Dandalunda


Dandalunda mostrando sua beleza aos seus filhos. Orixá mãe e rainha. Orixá mulher. Deusa do ouro e da beleza.

Oxum


A enorme separação social entre brancos, negros e índios não significou que suas tradições se mantivessem impermeáveis.

domingo, 5 de agosto de 2007

Deká de Célio.



Numa festa tão bonita e rica como a de Dandalunda, também houve acontecimentos importantes como a entrega do Deká de Pai Célio de Lembaraganga. Oxalá veio para abençoar a festa, seus filhos e a todos que ali estavam para prestigiar o orixá Dandalunda.

A mais bela dos Orixás.













Pai Moacir, um Tata Ria Inkisse de Danda Maiombê, após dias, preparando - se espiritualmente para entrar em transe com o orixá Dandalunda, que tem a força elementar da natureza( chamada água doce, fontes, cascatas e cachoeiras); vem ao Iunco para dar Rum e abençoar seus filhos e os inumeros visitantes presentes nesta festa. Como sempre, a festa desse orixá, no Abassá Omim Axé de Dandalunda, é muito esperada e comentada por todos que conhecem o candomblé Pernambucano; onde Pai Moacir, já se fincou como uma celebridade religiosa, onde todos o adimiram e o respeitam, pela maneira, como o mesmo conduz os rituais candomblécistas.


Pai Moacir dando início ao batuquejê.


Aqui começou a festa da nossa mãe Dandalunda. Uma festa muito gloriosa, com a presença de celebridades do candomblé Pernambucano.

Pai Moacir de Angola e Pai gleidston de Acarê.


Pai Moacir de Angola e Pai gleidston de Acarê em solo sagrado, próximo ao iunco, preparando - se para a obrigação do mesmo.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

A hora do Muruncó de Zaze


Muruncó: A hora em que o Orixá Zaze ( Xangô ) solta o sei ilá (nome) para todos ouvirem. Isso aconteceu na festa do Orixá Oxum ( dandalunda).

Saída da Muzenza de Zazi








Saída do Yawô Josué filho do Orixá Xangô.
Saída da Muzenza de Zazi. Orixá guerreiro, Orixá da justiça. Essa saída aconteceu no dia 28/07/2007. Dia da festa do Orixá Oxum.

Fonte de Oxum


Fonte que se encontra na entrada do terreiro. Simboliza o Orixá Oxum.
Oxum; orixá muito conhecido pela sua beleza, e por sua vaidade. Os filhos de Oxum são pessoas que são vaidosas, e gostam de se vestir super bem e sempre estar bem apresentável. Adoram se olhar no espelho, e a cada dia que se passa se sentem mais e mais bonitos.

Oxum - Orixá das águas doces. Mãe Rainha

Ora iê iê minha Mãe Oxum


Pai Moacir com o Orixá Oxum, Já com sua roupa de festa. Uma festa com muitos convidados e visitantes, todos que vêm p/homenagear Oxum ( Dandalunda ). Uma festa rica de Fé e Axé, onde em toda Pernambuco só pode ser encontrado no Terreiro de Pai moacir de Angola. uma casa séria, com filhos de santos sério e um Pai de Santo com vastos conhecimentos no jogo de Ifá, nos trabalhos feitos na jurema e na parte dos orixás, e com um conhecimento profundo sobre tudo que diz respeito aos orixás.





Pai Moacir no momento mais esperado da festa. A hora em que ele incorpora o orixá Oxum ( Dandalunda ). Todos louvaram, fizerão seus pedidos e pedirão para que Dandalunda os abençoace.

Pai Moacir de Angola, do Abassá Omim Axé de Dandalunda


Pai Moacir minutos antes de começar a festa de Oxum ( Dandalunda ). Orixá dona do seu Orí.